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Prezados (as) Orientadores (as),

Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.

Paulo Freire



SUGESTÕES DE ATIVIDADES
ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE JEQUIÉ

 

1- Distribuir frases em forma de quebra-cabeça e embaralhadas sobre a história de Jequié, com pedaços para cada grupo de adolescentes;
2- Solicitar que os adolescentes formem as frases e apresente-a em um cartaz ilustrado.
3- Em circulo, solicitar que os adolescentes apresentem o cartaz e contem um pouco da história da cidade. Durante o relato dos adolescentes, o orientador poderá interferir levantando questionamentos e acrescentando informações para a história;
4- Os cartazes confeccionados pelos adolescentes devem ser guardados para serem utilizados na culminância do tema;
5- Solicitar que os alunos pesquisem e estudem sobre a história da cidade de Jequié para participarem de um jogo durante os coletivos;
6- Promover um jogo “passa ou repassa ou paga” com questões sobre a cidade de Jequié (história, cultura, atividades economia, política), com perguntas do tipo: qual o nome do atual prefeito e vice-prefeito da cidade? Quantos vereadores compõem a Câmera Municipal? Qual o nome do presidente da Câmera dos Vereadores?
7- Roda de conversa com os adolescentes sobre os três poderes municipais: executivo, legislativo e judiciário;
8- Construção de um mural coletivo com as principais características dos três poderes: O orientador deverá preparar previamente um mural com o nome dos três poderes. Em seguida, entregar ao grupo várias frases contendo características dos três poderes para que eles possam identificá-las e colocarem no local adequado no mural, lembrando de questioná-los sempre o porquê que tal característica pertence a determinado poder. Se possível, organizar um passeio para os adolescentes conhecerem as sedes dos três poderes municipais.
9- Conhecendo as secretarias municipais: apresentar aos adolescentes o nome de todas as secretarias do município e solicitar uma pesquisa em grupo da localização de cada secretaria e suas principais funções.
10 – Apresentação da pesquisa pelos adolescentes;
11- Construção em grupo de painéis com a seguinte temática: A Jequié que temos e a Jequié que queremos;
12- Apresentação e discussão sobre os painéis (estes painéis devem ser utilizados na culminância do tema;
13- Construção em grupo de poesias para homenagear os 114 anos da cidade de Jequié (estas poesias deverão ser proclamadas pelos adolescentes na culminância)
14- Conhecendo os símbolos municipais: conversa informal e apresentação da bandeira e do brazão; Ouvir e cantar o hino da cidade;  grifar os termos desconhecidos no hino da cidade; análise da letra do hino;
15- Construção em grupo de uma coreografia com o hino da cidade para ser apresentada na culminância;
16- Um passeio a um dos pontos turísticos da cidade;
17 – Culminância: convidar os pais dos adolescentes para vir prestigiar os trabalhos construídos: painéis, poesias, coreografias etc. Havendo possibilidade, servir um lanche para os convidados;


ATIVIDADES
POLÍTICA




1. Construção de um mural com o objetivo de levantar os conhecimentos prévios dos adolescentes sobre o tema “política”;
2. Construção de uma linha do tempo sobre a história política do Brasil;
3.  Dinâmica: A eleição ideal
4. Dia da poesia: reflexão e construção de poesia;
5. Dinâmica: Mais que uma lei com o objetivo de conhecer os direitos fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente, seus desdobramentos e os meios para garanti-los;
6. Leitura e dramatização do texto: O matuto; 
7. Construção do mural: 511 anos de Brasil;
8. Dinâmica: Eleição Ideal;
9. Leitura e reflexão do texto: A corrupção e o perfil do corrupto;
10.  Dinâmica: direitos e deveres;
11.  Dinâmica: Formando opinião política;
12. Palestra sobre políticas públicas;
13. Leitura e reflexão sobre o texto: “O analfabeto político”;
14. Roda de conversa sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário;

 

ATIVIDADES
ÉTICA E CIDADANIA – 15/09 a 30/09



ATIVIDADE I:
Construção do Conceito de Cidadania

Reflexão de um texto sobre “Cidadania”
Levantamento dos conhecimentos prévios dos adolescentes;
Construção de painéis.

ATIVIDADE II:
Respeitando a diversidade
Dinâmica: Ocupando o seu canto

ATIVIDADE III:
Conceituando direito e deveres
Dinâmica: O que é direito e o que é dever?
Conhecer os documentos legais que trata dos direitos e deveres dos cidadãos;

ATIVIDADE IV:
Reflexão da Música “Cidadão” de Zé Ramalho
1- Apresentar a letra da música cidadão e cantar com os alunos (se possível utilizem CD, DVD ou vídeo) 1) Qual é a temática abordada pela música?
2) Levantar os seguintes questionamentos sobre a música:
- Qual a relação dessa música com o tema cidadania?
- Na sua percepção, é justa essa desigualdade social denunciada pela música?
- Para vocês, o que deveria ser feito para minimizar tal desigualdade?
- Como vocês imaginam que seria uma sociedade justa e solidária? Dê exemplos.
3) Promover um debate ampliado com a turma e em seguida solicitar a construção de um painel, com a participação de todos/as no qual através de imagens e palavras os adolescentes manifestarão seu protesto contra o desrespeito aos direitos do cidadão denunciados nessa canção.

4) Solicitar aos adolescentes que se dividam em grupos e realizem uma pesquisa sobre músicas que denunciam injustiças, e outras questões sociais. Cada grupo ficará responsável por encontrar uma música e apresentar em forma de coreografia para a turma.

ATIVIDADE V:
Trabalhando a solidariedade
Dinâmica: Solidariedade, amor e respeito

ATIVIDADE VI:
Trabalhando a solidariedade
Dinâmica: Solidariedade é agente quem faz

ATIVIDADE VII:
Conhecendo os direitos do cidadão
Dinâmica: Quando e onde reclamar os seus direitos?

ATIVIDADE VIII:
Palestra sobre Cidadania

ATIVIDADE IX:
Montagem de um programa de entrevista para discutir a questão da cidadania (mulher, negro, idoso, etc)

ATIVIDADE X:
Passeio: Conhecer a sede dos três poderes da cidade de Jequié

ATIVIDADE XI:
A cidadania em cena
Construção e apresentação de dramatização sobre Ética e Cidadania

ATIVIDADE XII:
Cine Pipoca
Construção de vídeos sobre Ética e Cidadania e apresentação

ATIVIDADE XIII:
Discutindo a Ética e a Cidadania em nossa sociedade
Dinâmica: O “xis” da questão

ATIVIDADE XIV:
Lutando por nossos direitos
Atividade: Lutas que valem a pena




PROPOSTAS DE ATIVIDADES SOBRE A FAMÍLIA
PERÍODO: 29/08/11  A 08/09/11



I- CONSTRUÇÃO DE PAINEIS E DISCUSSÃO SOBRE: O QUE É SER FAMÍLIA

Il – DINÂMICA: A FAMÍLIA QUE TENHO OU A FAMILIA QUE GOSTARIA DE TER

III – DINÂMICA: VALORES FAMILIARES

IV- DEBATE: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NOS VALORES FAMILIARES  – LEITURA DOS TEXTOS – PARTICIPAÇÃO EM ENQUETES NO BLOG

V- CRIAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TELEVISÃO  PARA PROMOVER UM DEBATE SOBRE A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NOS VALORES FAMILIARES  

VI- MÚSICA: A GRANDE FAMÍLIA (DUDU NOBRE)

VII – DINÂMICA: A FAMÍLIA IDEAL

VIII - CONSTRUÇÃO DE PARÓDIAS SOBRE “FAMÍLIA” (CONCURSO) 

IX – CULMINÂNCIA DO PROJETO COM A APRESENTAÇÃO DAS PARÓDIAS PELOS ADOLESCENTES




GINCANA SOBRE O FOLCLORE
Período:22/08/11 a 26/08/11




      Proposta de tarefas

1-         1- Montagem das equipes (homens x mulheres, mistas, etc.);
2-         2- Escolha do nome das equipes – algo ligado ao espírito da gincana;
3-         3-Criação do grito de guerra;
4-         4-Criação do cartaz com o nome e slogan da equipe;
5-         5-Criação e montagem de um cartaz que represente a cultura brasileira;
6-         6-Trazer uma pessoa idosa da comunidade para contar uma história;
7-         7-Criar e apresentar um cordel;
8-         8-Apresentar uma dança do folclore brasileiro;
9-         9-Apresentar uma paródia sobre o Folclore;
10      10-Cada equipe, valendo-se de seus membros, deverá apresentar através de um programa  humorístico vinculado na televisão uma lenda do folclore brasileiro;
11    11-Trazer um repentista que deverá apresentar um repente sobre qualquer tipo de preconceito: Sexual, Racial, Religioso etc.
12-    12- Cada equipe deverá apresentar um talento da comunidade;


Tarefas Surpresas:

1-    Trazer a pessoa mais idosa da comunidade; (aqui é importante falar sobre o respeito aos idosos);
2-    Trazer o maior par de sapatos;
3-    Trazer uma criança no menor tempo possível;
4-    Uma pessoa que saiba falar uma frase em língua estrangeira.
5-    A pessoa mais alta
6-    Uma pessoa (da equipe ou não) com o cabelo mais comprido.
7-    O jornal mais antigo. (Mostrar data).
8-    Trazer uma pessoa com a maior barba.
9-    Trazer o calendário mais antigo possível.
10- Trazer a certidão de casamento mais antiga.




PLANEJAMENTO – FOLCLORE
08/08  a 18/08/2011


ATIVIDADE I: Contação de Histórias

ATIVIDADE II: Visita a uma rezadeira da comunidade

ATIVIDADE III: Exibição de Filme

ATIVIDADE VI: Brincadeiras Folclóricas

ATIVIDADE V: Ditados Populares

ATIVIDADE VI: Cantigas de Roda

ATIVIDADE VII: Literatura de Cordel

ATIVIDADE VIII: Palestra sobre “Juventude e Cultura” 

ATIVIDADE IX: Manhã Cultura e Culinária


Bom trabalho!


Olá turma!

Nossa primeira temática de trabalho neste mês de agosto será o FOLCLORE.
Atentem-se as nossas atividades!


02/08/2011

CONCEITO DE FOLCLORE

1-     Levantamento dos conhecimentos prévios: 

- Abordar a comemoração do folclore no mês de agosto;
 - Solicitar aos adolescentes para descreverem em uma palavra o significado do folclore;
- Montar um painel com as palavras escritas pelos adolescentes;
- Discutir com adolescentes sobre os conceitos citados;
- Construir coletivamente o conceito de folclore.

03/08/2011

CAMPEONATO DE ADIVINHAS

1-     - Dividir a turma em dois grupos;
2-    - Apresentar as adivinhas para que cada grupo acerte a resposta (51 advinhas – ver sugestões via e-mail);
3-     - O grupo que acertar mais adivinhas será o vencedor;
4-     - Dividir a turma em grupos de 05 adolescentes e solicitar que cada grupo crie duas adivinhas e no final apresente para os demais grupos.

04/08/2011

LEITURA E DRAMATIZAÇÃO DE LENDAS FOLCLÓRICAS

1-     - Construir coletivamente o conceito de lenda;
2-    - Dividir a turma em grupos e entregar cópias de uma lenda para cada grupo: Mula sem cabeça, Boitatá, Caipora, Iara e Saci Pererê.
3-    -  Fazer a leitura em grupo;

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