twitter




A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, é o primeiro documento a fixar internacionalmente uma relação de direitos pertencentes tanto a homens quanto a mulheres, independente de classe social, raça ou faixa etária. É um passo fundamental para a Humanidade que governos de toda parte do Planeta, pelo menos na teoria, se comprometam a defender estes direitos.
Os direitos humanos podem ser resumidos de uma forma bem simples – direitos à vida, à integridade física e moral, à igualdade, à liberdade de pensamento, de expressão, de reunião, de associação, de manifestação, de culto, de orientação sexual, à felicidade, ao devido processo legal, à objeção de consciência, à saúde, educação, habitação, lazer, cultura e esporte, trabalhistas, ao meio ambiente, do consumidor, a não ser vítima de manipulação genética.

Vamos conhecer o que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos com relação ao direito à vida?

Artigo 1º - todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, e dotados que são de razão e consciência, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros.
Artigo 3º - todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade, e à segurança de sua pessoa. O direito à integridade da vida
Artigo 5º- ninguém será submetido a torturas, penalidades ou tratamentos cruéis desumanos ou degradantes.

Fonte: 
http://www.infoescola.com/sociologia/direitos-humanos/

Em sua opinião, estes direitos estão sendo respeitados em nossa sociedade?
Você já presenciou alguma situação de desrespeito a vida na sua comunidade?Conte-nos.

0 comentários: